Sistemas de cores Pantone, CMYK, RGB, hexadecimal. Para quê eles existem?

Neste artigo, abordaremos os fundamentos dos sistemas de cores e como eles são usados. Discutiremos os diferentes sistemas de cores disponíveis (Pantone, CMYK, RGB, Hexadecimal), para que serve cada um e como usá-los.

Para evitar erros ao imprimir a arte do seu produto e assegurar a fidelidade dos tons HTML, você precisa entender como se dá a formação das cores e o processo de conversão.

Acompanhe a leitura!

Cores Pantone

O sistema de correspondência de cores Pantone foi desenvolvido  por um grupo de designers e artistas sob a liderança de Lawrence Herbert, que queria padronizar a maneira como as cores eram nomeadas, identificadas e reproduzidas.

As cores Pantone são formadas pela mistura de certos pigmentos que formam as tonalidades sólidas representadas por numerações, garantindo a precisão dos tons nas impressões de qualquer lugar do mundo.

As cores pantone são aplicadas quando há exigência de padronização de cores, por exemplo as empresas multinacionais que precisam garantir a identidade visual de seus produtos em qualquer fábrica do planeta.

O sistemas de cores padronizado é chamado Pantone Matching System (PMS) e tem sido amplamente utilizado desde o final dos anos 1960. Por exemplo, se você quiser garantir que suas cores sejam consistentes em diferentes dispositivos ou plataformas, como mídia impressa ou mídia digital, você pode usar cores Pantone como pontos de referência.

Cores CMYK

Cores CMYK são aplicadas para a produção de materiais impressos em geral, sendo o padrão de cores utilizado em gráficas.

As letras representam as cores primárias que formam esse sistema: C (ciano), M (magenta), Y (yellow) e K (black).

A mistura dessas cores pode formar milhares de outras cores dependendo da proporção de cada pigmento e na concentração total das cores se dá o preto.

O sistemas de cores CMYK não gera cor através da luz, mas a absorve para formar novos tons.

O CMYK é usado na impressão porque resulta em menos granulação do que o RGB. Sua proposta é reproduzir, o mais fielmente possível, todas as cores do espectro visível, e por isso é o esquema oficial do universo gráfico.

Cores RGB

O sistemas de cores RGB é um conjunto de cores usado em computação gráfica e imagens digitais. É usado em computação gráfica porque pode ser representado por um único byte (8 bits).

O uso mais comum do sistema de cores RGB é reproduzir as cores em um monitor de computador, mas também pode ser usado em outros dispositivos, como televisores e câmeras.

O espaço de cores RGB tem três componentes que significam as cores primárias, R (red/vermelho), G (green/verde) e B (blue/azul) que formam o sistema aditivo de tonalidades gerando novas cores através da luz.

Possui uma quantidade maior de cores justamente por causa do fator luminosidade.

Sistemas de cores hexadecimal

É um sistema que usa códigos formados por uma #, seis dígitos e 16 caracteres que combinam as cores vermelho, verde e azul, que têm o mesmo significado que o modelo de cores RGB padrão.

Códigos 00 para nenhuma intensidade e FF para máxima intensidade, os dois primeiros elementos são a potência de vermelho, os elementos do meio correspondem ao verde e os dois últimos ao azul.

Nesse caso, #000000 é a cor preta e #FFFFFF é o branco.

Hexadeximal Color System é uma escolha muito popular entre designers gráficos e artistas porque oferece muita flexibilidade na hora de criar novos designs ou obras de arte.

Por exemplo, esse é o padrão de cores utilizado na web pelos designers para elaborar os templates do HTML em sites.

Tabela comparativa dos sistemas de cores

PantoneCMYKRGBHexadecimal
Tintas padronizadas patenteadas. Usado em impressão off set.Usado em impressões offset e digitais.Usado em dispositivos móveis, monitores, TV, jogos e telas em geral.Usado em aplicações web como em sites, por exemplo.

O que você precisa saber sobre esses sistemas de cores?

Se você imprimir uma imagem RGB em sua impressora, por exemplo, haverá uma variação nas cores, sendo diferentes das mostradas no monitor.

Sem padronizar as cores, fica difícil unificar e organizar as ações. Para evitar tonalidades e entendimentos diferentes de cores, é fundamental que você receba arquivos de impressão em CMYK e arquivos de tela no padrão RGB.

Conhecer o sistema de cores aplicado às suas ações de negócios é importante. Um profissional de qualidade vai saber te explicar tudo isso. Exija!

Compartilhe Conhecimento ;)

Fale com a gente e tire suas dúvidas!

Centro – Blumenau/SC
Atendimento 100% ONLINE