Identidade visual de marca: O diferencial do seu negócio!

Mais do que nunca as empresas precisam fortalecer a sua imagem de diversas formas, e a identidade visual de marca é uma ferramenta eficaz para isso.

Saber compor a imagem visual é importante para obter bons resultados e destaque no mercado de atuação.

Nesse artigo vamos tirar as suas dúvidas sobre esse assunto e como aplicá-lo na prática, acompanhe.

O que é identidade visual de marca, com exemplos!

Identidade visual de marca é a primeira imagem que virá na lembrança do seu público no momento de compra.

Seja pela cartela de cores, letras, slogan, figuras, logotipo, enfim, é o que destaca o seu produto dos demais.

Expressa o que é a sua empresa, sua missão, ideais e valores pois, cada detalhe gráfico conta algo a seu respeito.

Quer uns exemplos práticos, sem nem precisar citar nomes?

Imagine-se no supermercado e você precisa comprar um refrigerante, qual a primeira marca que vem na sua mente? Lembrou das cores e letras da embalagem? O formato da garrafa? Veio à mente o gosto do produto e as sensações que ele causa?

Agora, pense em um hambúrguer bem saboroso, com batatas fritas e um copo de refrigerante geladinho. Na marca visual tem somente duas cores com uma letra M bem grande. Lembrou?

Pois bem! Esses são alguns exemplos do que é a identidade visual de marca e como ela pode transformar o conceito da sua empresa na mente das pessoas.

Identidade Visual Projeto Valor

Como é feita a identidade visual de uma empresa

A imagem visual é uma vertente do marketing digital, fundamental para destacar as qualidades da empresa de forma direta.

Para que seja eficaz, a identidade visual de marca deve considerar:

  • Paleta de cores: existe uma psicologia por trás delas que emitem sensações e chamam a atenção sem apelação;
  • Símbolo: Nem todas as marcas têm uma figura ou desenho em sua logomarca que a represente, mas aquelas que têm são muitas vezes reconhecidas apenas pelo símbolo. No mercado automotivo por exemplo, isso é bem comum.
  • Tipos de Letras: tem a função de “falar” com o público, cada tipografia emite uma mensagem e deve estar em harmonia com o símbolo;
  • Padrões: é o “rosto” da marca, as formas geométricas, grafismos, pattterns, precisam estar alinhados ao restante dos componentes. É como se a marca tivesse um ecossistema de símbolos, palavras, cores, tipografias, etc. E tudo isso deve ser hamônico, fazendo o público entender com clareza a identidade da marca e seus valores.

Além disso, é necessário definir o público-alvo, estudar o comportamento da concorrência e definir a personalidade da marca.

Quando ter uma identidade visual de marca?

Quando você perceber que somente a sua marca não está conseguindo conquistar o público e fazê-lo optar pelo seu produto, nesse momento é preciso repensar a forma de atuar no mercado.

A imagem visual terá a função de alcançar pessoas e interferir nas tomadas de decisões.

Quem pode fazer a identidade visual de marca?

Entendeu que a identidade visual é a ponte entre o seu produto e o público, estabelecendo uma relação entre eles?

Então, podemos compreender que não é prudente entregar a identidade visual da sua empresa nas mãos de quem não é capacitado.

Para evitar o insucesso, opte por empresas com experiência em design de marcas ou branding, que saberão identificar os pontos positivos da sua marca e destacá-los ao público.

A identidade visual de marca dá voz e imagem ao seu negócio. E a Marca Mestra pode te ajudar! Entre em contato.

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