Branding é o mesmo que identidade visual? Entenda de uma vez por todas

Entre as diferentes expressões do mundo do marketing e do design, há duas que muitos acham que são iguais, e agora você vai saber se branding é o mesmo que identidade visual.

A partir de hoje, quando você olhar para uma marca, saberá o que está por trás dela e como se chegou até ela. Confira!

Branding é o mesmo que identidade visual, sim ou não?

Para te ajudar a solucionar essa questão, vamos entender individualmente qual o significado de cada termo.

O que é branding

Branding é toda estratégia que antecede a idealização visual de uma marca, sendo assim podemos afirmar que se trata de definir o que você quer causar na vida das pessoas com o seu produto ou serviço.

Identidade Visual de marca Projeto Preco

Na fase de branding, o foco não é decidir quais serão os símbolos, nomes ou qualquer outro fator visual do seu negócio. Mas, sim, planejar o posicionamento do seu produto no mercado, refletir e traçar um plano de ação para aproximá-lo das pessoas e impactá-las de alguma forma.

Em resumo, branding é a gestão estratégica da marca.

O que é identidade visual

Identidade visual de marca é a execução do trabalho feito no branding, vamos explicar melhor.

Nesse ponto, o designer entende o que foi estruturado na fase de branding, ou seja, tudo o que a empresa é, o que ela quer causar na vida de seus consumidores e quais os objetivos para atingir isso.

Pensando assim, a identidade visual será criada com intuito de se comunicar e transmitir em símbolos, letras, formas e cores toda a essência e mensagem da sua marca.

O foco aqui é fixar a sua marca no imaginário do público de forma que se torne inesquecível.

Sabe aquele ditado popular “Comer com os olhos”? Na identidade visual, o objetivo é bem esse, com somente uma palavra diferente – “Comprar com os olhos”.

Identidade Visual Projeto de

Se bem estruturada, a identidade visual terá o poder do convencimento, da transmissão de credibilidade do seu negócio, produto ou serviço.

___________

Ok! Já deu para entender que branding e identidade visual são distintas, porém, você deve entender que as duas ações se interligam e estruturam uma construção de marca.

Não é difícil você se deparar com estúdios de design vendendo branding e entregando somente a identidade visual de marca, usam o termo branding na tentativa de agregar valor ao trabalho.

Isso traz prejuízo ao seu projeto de marca, pois se você busca por planejamento, estratégias e gestão da marca não são os símbolos que farão essa tarefa. 

A Marca Mestra se posiciona como estúdio de criação de design de marcas e naming, atuando para que o seu negócio esteja na mente do seu público através de uma identidade visual inesquecível.

Agora nos responda, você ainda tem dúvida se o branding é o mesmo que identidade visual? Esperamos ter ajudado a encerrar com essa confusão de termos de uma vez por todas.

Compartilhe Conhecimento ;)

Fale com a gente e tire suas dúvidas!

Centro – Blumenau/SC
Atendimento 100% ONLINE